Como se relacionar nas redes sociais

Por Age! Comunicação | 16 de dezembro de 2014

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Hoje em dia não há como ignorar a importância das redes sociais para qualquer negócio, independente do ramo de atividade ou tamanho da empresa. Mesmo se a estratégia seja não estar presente nas redes sociais, nada impede que os usuários comentem, compartilhem opiniões e divulguem informações relacionadas diretamente ou indiretamente a sua marca.

Vale lembrar que esta interação do usuário com a empresa é ainda maior quando falamos de e-commerce, pois estamos tratando com um tipo de cliente habituado ao “mundo virtual”.

Neste contexto, desafios e oportunidades se misturam, pois ao mesmo tempo que a sua marca pode aumentar a exposição e obter mais informações do seu público, ela estará exposta às críticas assíduas e às reclamações das mais diversas espécies.

Pensando nisto, o Blog do Moip está lançando a nova série Como se relacionar com seu público nas redes sociais, que vai te ajudar a entender esta realidade e apresentar dicas paraaumentar o potencial da sua empresa nas redes.

Durante esta série, abordaremos assuntos que vão desde o planejamento, passando pelo atendimento ao cliente e posicionamento da marca, até a divulgação adequada de conteúdo.

No artigo de hoje vamos tratar de um tema primordial sobre redes sociais empresariais: o planejamento.

Planejamento empresarial para redes sociais

Você acha que basta criar uma conta da empresa no Facebook e postar tudo que julga ser interessante? Se você acredita nisto, sinto dizer que está equivocado. Nem tudo é tão simples e belo como parece. Antes de se aventurar nas redes é preciso traçar claramente cada um dos objetivos e metas a curto, a médio prazo e a longo.

Pergunte-se: quais os objetivos quero alcançar ao criar uma página da minha empresa nas redes sociais? Basicamente, a resposta é aumentar a exposição dos serviços/produtos e vender mais. Contudo, pense além disto.

Relacionamento

As redes sociais são lugares de socialização de pessoas e, por isto, a empresa que está na rede deve ter como objetivo central criar vínculos com seu públicoclientes e parceiros. Pense em como as redes sociais podem atender anseios que não são atendidos por meio de outros canais de comunicação. Para isto, elabore umaestratégia focada em redes sociais.

Comece avaliando qual é a rede social que mais se adequa ao estilo do seu negócio. De nada adianta criar contas em diversas redes se o público que você quer atingir não está em todas elas, não é mesmo? Se for o caso, invista primeiramente em uma rede para depois trabalhar com outras.

Propagação veloz

Vamos abordar os temas conteúdo e frequência com mais detalhes nos artigos posteriores, mas é importante que estes pontos estejam presentes no planejamento. É preciso saber o que comunicar e com que frequência.

Defina quem irá abastecer a rede e com qual a periodicidade. Lembre-se que reclamações, devem ser respondidas com a máxima agilidade (alguns autores dizem que em até 2h no máximo) pois a velocidade com que uma informação se propaga na internet é extremamente veloz.

Calma aí! Obter resultados por meio das redes sociais leva um certo tempo e, em alguns casos, é difícil mensurar. Por isto, nesta primeira etapa não pense em retorno e, sim, em analisar o comportamento do seu público e se relacionar com ele.

Fique atento a estas dicas e se planeje para obter os melhores resultados com o uso das redes sociais. No próximo artigo falaremos de conteúdo e engajamento.

Sua empresa já está nas redes sociais? Compartilhe sua experiência conosco!



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